top of page

DÉBORA CARVALHO

  • Foto do escritor: Débora Carvalho
    Débora Carvalho
  • 17 de set. de 2020
  • 2 min de leitura

Atualizado: 22 de set. de 2020

O edifício nasce da proposta de aproveitar ao máximo as vistas no entorno, além de priorizar a diversidade e articulação dos apartamentos.

ree

O edifício está localizado na Avenida Afonso Pena, em um lote triangular na esquina da Rua Alagoas com a Rua dos Timbiras.

ree

Para chegar à volumetria do edifício, foram consideradas as paisagens no entorno e a posição das melhores vistas. Desta forma, obteve-se uma planta que se assemelha ao formato da letra W, para que os moradores tenham, em todos os apartamentos, boas vistas de pelo menos um dos três pontos de prioridade visual: a Catedral da Boa Viagem, o Parque Municipal e o Instituto de Educação de Minas Gerais, que por ser baixo também permite a visualização da Serra do Curral atrás dele. Além disso, o pavimento térreo e a cobertura sofreram modificações contribuindo para a diversidade da construção.

ree

O edifício possui 11 tipos diferentes de apartamentos (nomeados de A a K). De acordo com o layout máximo apresentado, a capacidade destes apartamentos chega até a 4 quartos.

Considerando este layout, temos 3 apartamentos de um quarto, 2 de dois quartos, 4 de três quartos e 2 de quatro quartos. Devido a esta enorme variedade, o prédio pode abrigar diferentes famílias e tipos de moradores.

Deve-se levar em consideração que este layout em questão não é obrigatório. Isso é possível uma vez que a localização das paredes não está diretamente ligada à estrutura do edifício. Portanto, o morador pode optar por distribuir o layout conforme sua necessidade, respeitando apenas as paredes molhadas que não podem ser alteradas.


ree
ree

Graças à grande variedade de apartamentos, a articulação destes teve alta complexidade. A maioria dos apartamentos possui dois andares, com exceção dos modelos C, F e J. Para entender como estes encaixes acontecem, pode-se verificar pelo gif abaixo, que mostra a metade esquerda do prédio.

ree

Percebe-se aqui que a circulação horizontal só acontece a cada dois pavimentos. Os módulos de dois andares podem possuir entrada pelo pavimento superior ou pelo inferior. A imagem final do gif mostra apenas o lado esquerdo do edifício, que apenas é replicado simetricamente para o lado direito, conforme as duas imagens a seguir:


ree
ree

Os layouts apresentados são layouts máximos, ou seja, mostram a capacidade máxima de cômodos de cada apartamento. O morador não precisa seguir esta formação, uma vez que as paredes não precisam corresponder à estrutura do edifício. Entretanto, não é permitido alterar as paredes molhadas.

ree

Planta de acesso

ree

Planta de pavimento acima

ree

Corte

 
 
 

Comments


Post: Blog2 Post

©2020 por Edificações Verticalizadas. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page