top of page

BÁRBARA BELO

  • barbarabelo
  • 10 de ago. de 2021
  • 2 min de leitura

O edifício está localizado no Hipercentro da cidade de Belo Horizonte, e faz esquina com uma das mais importantes avenidas da região: Avenida do Contorno, que configura uma localização privilegiada, uma vez que possui fácil acesso e grande variedade de equipamentos no entorno. O projeto tem o intuito de promover uma habitação verticalizada com alta densidade, que promova qualidade e conforto ambiental e se adapte às múltiplas necessidades dos usuários, com diversidade de uso e tipologias. Além disso, promover conexão entre os bairros e oferecer um espaço de lazer e descanso, e para atividades comerciais também.




O local abriga a passarela de conexão do centro com o bairro Floresta na Rua Rio de Janeiro. Originalmente lindeira ao lote e em mal estado de conservação, gerando uma zona insalubre e insegura para o pedestre. A proposta incorpora a passarela na edificação por meio de uma praça elevada. Essa praça é acessada utilizando rampas de baixa declividade, em cujos patamares encontram-se lojas de tamanhos e padrões diversos. Com isso busca-se atender o potencial comercial do centro, além de promover diversidade. conforto e descanso durante o trajeto. A edificação pode ser acessada tanto no nível da calçada, quanto no nível da praça, em dois pontos distintos: Rua Rio de Janeiro e Avenida do contorno.

Planta do Nível da calçada. Escala 1/200



Planta da praça elevada. Escala 1/200

Vista em perspectiva da edificação




Vista em frontal da edificação



Vista em detalhe do acesso.


Para atender as diversas necessidades dos usuários, foram projetados 3 tipologias de apartamentos duplex, com diferentes proporções e alto grau de indeterminação funcional, assim os moradores podem ajustar o layout do seu apartamento sempre que quiserem. A edificação possui 10 pavimentos duplex e 90 apartamentos, sendo eles - 60 do tipo A (66m²) - 20 do tipo B (96m²) - 10 do tipo C (80,2m²) Buscando promover o bem através do conforto térmico e ambiental, todos tem acesso a um solo aéreo particular, que funciona como uma barreira para entrada do sol nas horas em que esse se encontra mais intenso, e pode ser utilizado de diversas formas conforme a demanda individual.

Além dos solos aéreos, os apartamentos também contam com jardineiras nas janelas, que compõe a caracterização do prédio como uma fachada predominantemente vegetada, que mescla elementos industriais e artificiais com a presença abundante de jardins, hortas e plantas.

CORTES

Corte Longitudinal - Escala 1/200



Corte Latitudinal - Escala 1/200

A circulação horizontal e vertical é alternada entre os pavimentos. Dessa forma, o segundo pavimento de todos os apartamentos utilizam desse espaço para aumentar sua área interna e promover a circulação cruzada com as aberturas da fachada. Todos os apartamentos tem grandes aberturas voltadas para a melhor vista, que possibilita também maior grau de iluminação e ventilação.

PLANTA DOS PAVIMENTOS

Planta do primeiro pavimento. Escala 1:200


Planta do segundo pavimento. Escala 1:200



LAYOUT PAVIMENTOS

Layout do primeiro pavimento. Escala 1:200




Layout do segundo pavimento. Escala 1:200






 
 
 

Comments


Post: Blog2 Post

©2020 por Edificações Verticalizadas. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page