ANANDA HENKLAIN
- Ananda Henklain
- 23 de set. de 2020
- 2 min de leitura
Edifício Nínive
O Edifício Nínive traz uma conformação espacial que acompanha a extensão do terreno, integrando-se à paisagem urbana do seu entorno, além de privilegiar a fachada voltada para a Avenida Afonso Pena, de modo a dialogar com a cidade.
Com o intuito de proporcionar especialmente as diretrizes de solos aéreos e diversidade, o edifício traz em todos os seus pavimentos (seja na área residencial ou comercial), solos aéreos, presentes em áreas de convivência, sacadas e mesmo na cobertura. Além disso, a disposição geométrica dos apartamentos foi pensada especialmente para evitar o empilhamento dos layouts, bem como a constituições de pavimentos tipo que oferecessem movimento à estrutura, e favorecessem essa "dança" entre andares.
Seu nome vem da cidade de Nínive, atual Mosul, no norte do Iraque, onde atualmente se especula que se localizavam os famosos jardins suspensos da Babilônia.
Escolhas projetuais
Os primeiros estudos pautaram a modulação estrutural e a geométrica, procurando encontrar pontos em comum que garantissem um encaixe coerente e um crescimento longitudinal, preferenciando, por isso, apartamentos mais esguios. Na imagem seguinte, é possível ver a variação de formas geométricas e os layouts possíveis de serem aplicados, devendo-se ressaltar a existência de uma faixa infraestrutural, referenciando o edifício Al Rabissale, dos arquitetos Luigi Snozzi e Walter von Euw. Essa escolha de projeto é importante de ser mencionada, dada a variedade de disposição do mobiliário interno graças à concentração das instalações em uma faixa específica, além da opção preferencial pelo uso de dry-wall no interior, de modo também a garantir uma indeterminação funcional.


Como se pode observar na imagem acima, foram definidos, portanto, três pavimentos tipo: ímpar, inter e par, aqui nomeados por letras apenas para fins de identificação para quando forem dispostos verticalmente. A estrutura permanece a mesma, mas o desenho muda, bem como nos pavimentos inter há a redução da extensão das sacadas de modo a permitir que o pavimento abaixo goze de um pé direito duplo.

O material utilizado é o concreto armado, em laje nervurada e vigas perimetrais hiperestáticas, de forma a favorecer a existência de grandes vãos e flexibilidade interior. O desejo estético é que todas as estruturas fiquem aparentes.
PLANTAS BAIXAS COM LAYOUT
DIVISÃO DE REGIÕES NO EDIFÍCIO
DIAGRAMA DE DISPOSIÇÃO DOS APARTAMENTOS

IMPLANTAÇÃO


CORTES


A edificação finalizada tem 20 andares, com 1.163 m² em cada pavimento comercial e 915 m² em seus pavimentos residenciais.
A estimativa de pessoas para os dezesseis pavimentos residenciais é de 448 pessoas, e para os quatro comerciais, 2.216.
Para uma edificação desse porte, procedeu-se com os cálculos respectivos para escadas enclausuradas e à prova de fumaça, totalizando quatro escadas de emergência. Além disso, há uma escada central para passeio, além de dois elevadores panorâmicos.

Comments